3 Erros Cometidos por Afiliados Iniciantes!

3 Erros Cometidos por Afiliados Iniciantes
Este artigo é direcionado a todos os empreendedores que estão iniciando na área de afiliados, promovendo produtos ou serviços através de um blog na internet e com isso, almejando ganhar comissões quando ocorre vendas ou contratações.

O fato é que praticamente todos os iniciantes cometem erros que resultam em baixa conversão ou até mesmo fracasso neste tipo de atividade…

Não basta ter produto(s) ou serviço(s) para promover se esta “promoção” é cercada de erros, muitas vezes básicos, mas desconhecidos ou ignorados pelo afiliado.

Então, resolvi mostrar neste artigo os “3 erros cometidos por afiliados iniciantes” que considero os maiores “destruidores” de conversões, mesmo sendo básicos:

Erro Nº 1 – Excesso de Banners:

É comum em blogs (de iniciantes) vermos um verdadeiro “Catálogo de Produtos”, principalmente na Sidebar do blog (lateral).

São tantos banners (de afiliados junto com AdSense) que o blog mais parece um site de “Páginas Amarelas”…

Consequências:

Esta prática torna o blog lento, pois o navegador (browser) do visitante terá que “carregar” todas estas imagens, muitas vezes demorando a visualização do conteúdo principal.

Também o fato de que algumas imagens poderão estar hospedadas em outros sites, causando um certo atraso (determinado pela qualidade do servidor do site origem).

O visitante chegou até o blog devido a algo que está buscando, seja através de uma palavra-chave em algum buscador Web (Google por exemplo) ou link direto… ele não veio até o blog para ver uma “enxurrada” de propagandas.

Pior ainda são vários banners misturados com o texto dos artigos… isto é puro amadorismo!

Imagine você compenetrado na leitura de algo e no meio do texto um grande banner publicitário… você lê mais um pouco, e de novo, outro banner publicitário… no final outro banner… 

A impressão que fica é que o dono do blog está “desesperado” para que você visualize as propagandas ou clique em algo…

Eventualmente pode até trazer algum resultado em termos de AdSense (no quesito visualização, desde que o blog tenha muitas visitas), mas não é tão eficaz no quesito “cliques” em banners de afiliados (que é muito melhor que AdSense).  

Solução:

Diminuir a quantidade de banners na lateral do blog, algo em torno de 6 ou 7 banners no máximo, somando AdSense e banners de afiliados.

Não misturar banners publicitários com o texto dos artigos.

Uma boa prática é colocá-los no final do artigo, ocasião em que o leitor estará mais receptivo a prestar atenção neles, já que o foco principal (leitura do artigo) finalizou.

Neste caso, utilizar no máximo 2 ou 3 banners.

Erro Nº 2 – Spams dos Links de Afiliado:

Fazer Spam é um erro comum de todos os novatos e também o mais nocivo para a “saúde” de qualquer negócio de afiliados ou não…

Comprar listas de e-mail’s e disparar textos com o seu link de promoção para pessoas, sem o consentimento delas é sem dúvida nenhuma “coisa de amador”, cujo resultado geralmente é negativo…

Isto também ocorre nas redes sociais, principalmente no Facebook e Twitter, onde textos de propagandas repetitivas são compartilhadas…

Consequências:

É o “Marketing da Esperança Negativo”, cujo resultado poderá colocar em “xeque” a imagem de um negócio, pois além de ser antiético é “irritante”!

Solução:

Simplesmente não fazer Spam.

Fazer E-mail Marketing, este é o caminho correto!

Em relação a campanhas publicitárias, enviá-las somente para clientes previamente cadastrados e que tenham autorizado este tipo de e-mail.

Erro Nº 3 – Não Investir em Publicidade

Ocorre que muitos blogs iniciantes que promovem links e banners de afiliados, querem tudo de “graça”, ou seja, ficam só na dependência do tráfego orgânico gerado pelos mecanismos de buscas via otimizações de SEO do próprio blog, achando que isso é o suficiente para alcançar o sucesso…

Antigamente até poderia ser, mas não nos dias atuais, com tanta concorrência em vários nichos de mercados e a crescente expansão dos negócios online no Brasil!

É óbvio que o tráfego orgânico gerado pelas otimizações de SEO são de suma importância para qualquer blog ou site, porém, o empreendedor não deve ficar dependente somente disso!

Solução:

Investir em publicidade paga, principalmente no Google AdWords e Facebook Ads.

É tão óbvio, mas quase todos os iniciantes não fazem isso… Só pensam em Ganhar, Ganhar e Ganhar sem Investir Nada… resultado: Ganham Pouco e em alguns caso, não ganham …

A boa publicidade aumenta vendas, a grande publicidade constrói fábricas.

Bill Bernbach

Espero que este pequeno artigo tenha sido útil!

Um abraço e até o próximo post!

Rosano Angelo

Rosano Angelo é engenheiro elétrico, empreendedor digital, entusiasta de criptomoedas e fundador do blog Oceano Virtual, espaço onde compartilha informações que possam ser úteis para empreendedores na Internet, principalmente os iniciantes nesta área.

Website: https://oceanovirtual.net/blog/sobre-oceano-virtual/

10 Comentários

  1. Jack

    é o que sempre digo, conhecimento é tudo. parabéns pelo post.

  2. Ótimo artigo.
    Com certeza foi útil para mim na questão de pagar por propaganda 😀
    Vou favoritar teu blog. Acompanhando desde já. Tenho um também e acho bem legal se nós compartilhássemos ideias.

  3. Terezinha

    são os principais erros mesmo. sou afiliada de uma empresa e no inicio fiz tudos esse erros. boa matéria Rosano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *