9 Dicas para Rankear no Youtube um Vídeo Novo nas Buscas!

9 dicas para rankear no youtube

Neste artigo vou mostrar 9 Dicas para Rankear no Youtube um vídeo novo, mesmo de um canal com poucas visualizações, likes e inscrições!

Assim como ocorre com os buscadores, o Youtube também usa processos específicos para avaliar e posicionar os vídeos em sua plataforma.

Conhecendo alguns importantes quesitos de avaliações utilizados pelo Youtube, conseguimos, "alavancar" o posicionamento de vídeos, ou seja, otimizando o SEO destes vídeos.

Essas dicas para rankear no Youtube ajudarão a melhorar o posicionamento de seus vídeos em relação a buscas realizadas, mesmo que as palavras-chave utilizadas também estejam presentes em vídeos com muitas visualizações, likes e inscrições de canais da sua concorrência.

Óbviamente, se o seu canal estiver em "melhores condições", as dicas serão muito mais eficazes!
 

Essas dicas são "Top Dicas" e algumas delas são pouco conhecidas.

 

9 Dicas para Rankear no Youtube


Vamos Lá (siga esses passos):

1- Enviar o arquivo do vídeo com o mesmo nome da palavra chave que será utilizada, acrescentando o "_" (underline) antes da extensão final.

Por exemplo: Um arquivo de vídeo no formato MP4 e a palavra chave sendo "curso-inglês-do-chico" o arquivo desse vídeo deverá ter o seu nome como:

curso-ingles-do-chico_.mp4

Estes dois pequenos detalhes farão o mecanismo de busca do Youtube indexar o vídeo pela palavra chave e o "_" (underline) deixará subentendido para o buscador também indexar este vídeo com outros vídeos de "caudas longas" onde a palavra chave esteja contida.

Exemplos de caudas longas (em vermelho) que poderiam ser indexadas e pertencentes aos concorrentes (é como se o seu vídeo estivesse "pegando carona" nas palavras-chave de sua concorrência): 

curso-ingles-do-chico_rapido
curso-ingles-do-chico_aprende-de-verdade
curso-ingles-do-chico_melhor-custo-beneficio


2- Sempre criar um thumbnail (imagem miniatura) para o vídeo, que seja atraente e que incentive o visitante a clicar nela.

Um bom tamanho para esta imagem seria 640X360 pixel.

Também é de "Suma Importância" que esta imagem thumbnail tenha o mesmo nome da palavra chave que será utilizada, acrescentando o "_" (underline) antes da extensão final, geralmente .JPG


3- Faça o possível para colocar a palavra chave no início do título do vídeo e se puder, "sutilmente" no final também, sem "fugir" do contexto!

Um exemplo de Título onde a palavra chave é "ingles do chico":

Inglês do Chico – Receba Grátis 3 Videos do Curso Inglês do Chico


4- Coloque na descrição do vídeo, 3 (três) vezes a palavra chave distribuída de forma natural no texto abaixo do vídeo, ou seja, no começo, no meio e no final.

Não coloque mais do que 3 vezes, ou o mecanismo de busca do Youtube "achará" que você está fazendo "Spam Interno" da palavra chave!.


5- No final da descrição do vídeo, sempre adicione um link para o seu próximo vídeo.

Desta forma, você agregará este seu outro vídeo na lateral direita do Youtube, junto com os vídeos relacionados, quando um visitante estiver assistindo o seu vídeo.

Também é benéfico na questão link building interno que você estará implementando!


6- Fora algumas exceções, produza vídeos com no máximo 5 minutos.

Se o assunto do qual o vídeo tratar for maior do que isso, divida em vários vídeos de 5 minutos cada, assinalando no título Parte-1, Parte-2, etc, sem "atrapalhar" a palavra chave inserida nele.

Exemplo: Curso Aprenda Tudo Sobre o Photoshop – Parte-1


7- Use no máximo 4 (quatro) TAGs com palavras-chave dos seus concorrentes.

Para conseguir ver as palavras-chave do seu concorrente, faça uma busca no Youtube pela palavra chave.

Visite os 4 primeiros vídeos listados.

Em cada um deles, tecle CTRL U (para ver o código fonte da página) e em seguida, tecle CTRL F para buscar neste código a palavra keywords.

Copie (sem as aspas) a primeira palavra que você encontrar após keyword content=

Cole como TAG em seu vídeo e repita o processo para os demais vídeos.


8- Crie uma palavra chave única para seu canal, como por exemplo: #BonsCursos e insira ela em todas os vídeos que você produzir na opção de TAGs do vídeo (em Estúdio de Criação).

Obs: Use a # "Cerquilha" ou "Jogo da Velha" no início dela, fazendo ela parecer uma Hashtag do Twitter!


9- Insira esta "Hashtag" única no final da descrição de todos os seus vídeos.

Ela atuará como um ID único e ajudará na indexação e também a rankear no Youtube o seu canal.



Então, com essas dicas para rankear no Youtube seus vídeos poderão competir melhor nas buscas realizadas nesta importante plataforma.

Óbviamente existem muitos outros fatores em jogo que comprometem uma boa posição, mas esta metodologia ajuda bastante a estar na primeira ou pelo menos entre as primeiras páginas resultantes de uma busca no Youtube!

Obs: O período desta melhora no rankeamento é variável, mas poderá ocorrer entre poucos dias ou semanas. Já vi caso de um vídeo novo (de um canal novo, sem likes, sem inscritos e praticamente sem visualizações) conseguir ficar posicionado na quinta linha da primeira página de uma busca no Youtube (pela palavra-chave programada, que por sinal era bem concorrida) em apenas três dias!
 

Até o próximo artigo!
 

Rosano Angelo

Rosano Angelo é Empreendedor Digital e Fundador do Blog Oceano Virtual, espaço onde compartilha informações que possam ser úteis para empreendedores na Internet, principalmente os iniciantes nesta área.

Website: https://oceanovirtual.net/blog/sobre-oceano-virtual/

12 Comentários

  1. Excelentes dicas e verdadeiras, comprei um curso e fala tudo sobre o que foi dito nas dicas. Parabéns.

  2. Ótimas Dicas ! Muito boas essas dicas, se seguir esses passos com certeza vai ter um grande resultado, eu estou seguindo e está dando certo, grato pelas dicas, muito seu Rosano….Dicas Valiosas.

    Parabéns ! Rosano

  3. Excelentes Dicas, Estou aprendendo muitas coisas interessantes neste site, sempre tem artigos de extrema qualidade, sempre estou lendo os artigos e aprendendo.

    Parabéns !

  4. Belo Artigo, Essas 9 dicas são muito boas e interessantes, realmente são as melhores que já encontrei..

    Muito Bom !

  5. Excelente Artigo, Estou amando visitar este site, sempre tem artigos ótimos, muito bom ler os artigos deste site.

    Parabéns !

  6. Ótimas dicas Rosano, com certeza seguindo esses passos da pra fazer um bom trabalho e ranquear bem no Youtube, algumas dessas eu já sabia, a de colocar o nome do arquivo com a palavra chave vou começar a fazer isso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Resolver : *
18 + 29 =