4 Aplicações Práticas do Neuromarketing

Aplicacoes praticas do neuromarketing
No artigo anterior, eu fiquei de mostrar algumas aplicações práticas do neuromarketing.

Então, vou apresentar quatro dessas aplicações práticas que particularmente considero muito eficientes e que poderão ser utilizadas em algumas situações específicas.

Importante: Nem todas as pessoas são suscetíveis aos efeitos do neuromarketing, podendo variar (conforme o indivíduo) entre nenhuma resposta até o completo êxito esperado.
 

1- FIXAR UMA LOGOMARCA – Ilusões de ótica muitas vezes são usadas no designer de uma marca, tentando transmitir mensagens para o subconsciente através de imagens ambíguas.

Por exemplo, a logomarca do clube de golfe "Spartan Golf Club", mostra, dependendo da maneira como olhamos, um jogador de golfe ou a cabeça de um guerreiro espartano.

Spartan Golf Club

Este designer ajuda a “gravar” a logomarca no subconsciente dos clientes (sócios ou não do clube), além de criar singular diferença destacada pela criatividade visual.

A fabricante de carros Renault usa esta mesma técnica.

Logomarca Renault

Observe que conforme você olha para a logomarca a imagem torna-se um losango quadrático faltando fechar um dos lados ou um losango plano.

dicaDica: Para quem vai iniciar um negócio, sempre que possível, utilize esta estratégia no planejamento da logomarca.

Use uma imagem ambígua que traga uma “mensagem subliminar” positiva para seu negócio ou atividade.
 

2- INDUZIR CONFIANÇA – A cor poderá influenciar na compra, em menor ou maior grau, dependendo da pessoa alvo.

Estudos demonstram que a cor azul induz o sentimento de confiança, serenidade e calma na maioria das pessoas.

Este sentimento é a nível subconsciente e ajuda a diminuir desconfianças e receios.

Também é uma cor amigável e convidativa, razões que levaram o Facebook e o Twitter a adotá-la em seus sites e logomarcas.

face-twitter
Observe que muitos sites, lojas e empresas online e físicas usam o azul, seja no designer do site, na publicidade, logomarca, etc. (a operadora de celular TIM utiliza até pessoas pintadas de azul). 

Isso é notado com maior frequência nas logomarcas ou sites de empresas de seguros e instituições financeiras, onde a "confiança" é a base primordial destes negócios.

Como exemplos temos as seguradoras, Porto Seguro, Azul Seguros, Liberty Seguros e os bancos Citybank, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Chase Bank.

logomarcas
Talvez esse sentimento esteja relacionado com a cor do céu e do mar que inspiram abundância, paz e beleza, sentimentos vividos por nossos ancestrais em épocas remotas e opostos a escassez e conflitos, muito comum naquele tempo.

homo-sapiens-contemplando-o
De modo geral, as cores chegam a aumentar o reconhecimento de uma marca em até 80%, cada uma com suas características próprias de atuação no subconsciente:

CORESSENTIMENTOS SUBCONSCIENTES
BRANCOPaz, puro, limpo, saudável, bondade, virtude, harmônico;
PRETOIntenso, expressivo, respeito, poder, potente, requinte, sofisticado;
CINZATriste, decisivo, neutro, oficial, formal, sério, solene;
MARROMForte, firme, vigoroso, rústico, robusto;
AZULConfiança, serenidade, calma, paz, convidativo, amizade;
VERMELHOPaixão, ousadia, força, importância, alerta, perigo, atração sexual;
LARANJAAcessível, baixo custo, barato, jovial, enérgico;
AMARELOAmigável, próspero, rico, feliz, atento;
VERDEPróspero, natural, abundante, estável, sereno;
ROSAFeminino, puro, inocente, jovial, virtude;
ROXO/VIOLETAPoético, romântico, sonhador, luxuoso, sentimental, misterioso.

Como dito anteriormente, algumas pessoas respondem mais, outras menos e até a nenhum desses estímulos (depende de cada pessoa).

Cada cor desperta esses sentimentos / "vibrações" no subconsciente e a combinação delas poderá trazer bons ou maus resultados!

dicasDicas: Quando for gravar um vídeo de vendas ou apresentar algum produto ou serviço, use uma camisa de cor azul.

Um bom tom de cor azul (na minha opinião pessoal) seria o da imagem abaixo:

azul-para-neuromarketing
Se for criar uma imagem publicitária mostrando / apresentando algum produto ou serviço, onde esteja presente você ou uma pessoa (modelo), faça o possível para você ou ela estarem vestindo uma camisa ou camiseta azul.

Outras circunstâncias em que você deveria optar por esta técnica seriam: entrevista para conseguir emprego, pedir um aumento salarial, vender um imóvel ou veículo, enfim, qualquer momento onde confiança e carisma influenciem no resultado.

Considerando o tamanho do nosso país e os milhões de empresas, produtos e serviços, posso afirmar que poucos usam esta técnica de indução subconsciente, o que será uma boa vantagem para você começar a usá-la!

OBS: Não use a cor azul relacionado com publicidade de alimentos ou restaurantes, pois não existem "alimentos naturais" com esta cor e os efeitos poderiam ser até negativos!

Veja alguns exemplos de publicidade onde a cor azul predomina ou está "sutilmente" inserida.

Não sei se estão fazendo uso desta aplicação ou são apenas casualidades…

banner-exemplo-1

banner-exemplo-2

banner-exemplo-3

banner-exemplo-4banner-exemplo-5banner-exemplo-7


3 – PREVENIR PARALISIA NA ESCOLHA – Um estudo realizado pela Universidade Columbia revelou que muitas escolhas podem realmente ser um elemento negativo para os potenciais clientes.

Por exemplo, uma loja com dezenas de modelos de celulares de uma determinada marca X, venderia menos desta marca, ao passo que os celulares da marca Y teriam mais vendas, pois esta marca Y tem menos modelos para escolher.

celulares
Neste caso, menos é mais e, por vezes, os clientes ficam indecisos e até confusos com muitas escolhas.

confuso
Na realidade isso ocorre porque nosso cérebro é “preguiçoso” por natureza, ou seja, ele está sempre poupando energia.

Herdamos esta característica de nossos antepassados, onde energia física e mental era fundamental para caçar e sobreviver.

neandertal-caçando
dicasDica: Tenha isso em mente quando for vender algum produto ou serviço: Diminua excesso de variedades ou opções de escolhas.


4 – APELO PARA ATRAIR OU REPELIR – Esta aplicação prática do neuromarketing atinge diretamente nossas emoções e poderá ser aplicada tanto para atrair como repelir o consumidor.

Você poderá achar estranho desejar como resultado "repelir" o consumidor, mas logo abaixo vou mostrar um bom exemplo onde isso é altamente desejável!

ESTRATÉGIA PARA ATRAIR: Com frequência, animais são muito utilizados na construção de campanhas publicitárias, principalmente o cão, por ser o melhor amigo do homem (desde épocas remotas).

A maioria das pessoas (felizmente, também como eu) tem grande afeto por esses animais, isso cria vínculos conscientes e subconscientes que facilitam o carisma por produtos ou serviços associados a eles.

Um exemplo de grande sucesso disso ocorreu em 1990, com o cãozinho chamado Salsichinha, "cãozinho modelo publicitário" da empresa Cofap de amortecedores para veículos.

cao-salsichinha-cofap
O sucesso foi grande na época e contribuiu significativamente com o crescimento da empresa no início.

Hoje a Cofap é uma grande marca brasileira em seu segmento e reconhecida em premiações como Sindirepa/SP e Prêmio Everest.

E tudo começou lá trás, com o Salsichinha conquistando o coração dos consumidores!

cao-cofap

Existem várias agências especializada neste nicho e a cada dia que passa cresce ainda mais este segmento.
 

ESTRATÉGIA PARA REPELIR: Um bom exemplo de apelo emocional com o intuito de repelir e repudiar um produto é o promovido pelo Ministério da Saúde contra o cigarro através de imagens "fortes" impressas no verso das carteiras.

campanha-contra-cigarros
dicasDicas: Para atrair e conquistar a simpatia dos consumidores, utilizar imagens de animais, principalmente cãezinhos para associar em seus produtos ou serviços.

Adote uma mascote para sua marca ou serviço (assim como existe o termo "garoto propaganda", neste caso seria o "cãozinho, gatinho, passarinho, etc, propaganda").

Para repelir use imagens que despertam repulsas ou apresentam consequências negativas, mas tenha cuidado para não exagerar.

Como foi dito no artigo anterior, muitas características do nosso comportamento psicológico e instintos foram herdados de nossos antepassados, "transmitidos" via DNA…

dna-ancestrais
O Neuromarketing aplica isso na área empresarial, publicitária, política e de negócios, aproveitando características naturais para trazer ou melhorar resultados.

Espero que tenha gostado deste artigo!

Até a próxima postagem!

Rosano Angelo

PS: Se ainda não "curtiu" minha Fã Page Pessoal no Facebook, você pode fazer isso agora clicando >>>AQUI<<< (ficaria muito grato por este gesto).

 

Rosano Angelo

Rosano Angelo é Empreendedor Digital e Fundador do Blog Oceano Virtual, espaço onde compartilha informações que possam ser úteis para empreendedores na Internet, principalmente os iniciantes nesta área.

Website: https://oceanovirtual.net/blog/sobre-oceano-virtual/

11 Comentários

  1. Pingback: Caw$ senses - Sua marca e o sucesso da sua academia

  2. Ótimo artigo! Rosano, continue sempre fazendo este belo trabalho em prol de nós empreendedores. Deus te abençoe!

  3. John

    Neither in my own country, did I read something as good as that. And I’m always looking for information on neuromarketing. Very good indeed. Congratulations.

  4. Rosano, este teu artigo é muito bom mesmo. Tenho acompanhado teu trabalho desde o início deste blog e te parabenizo pelas coisas boas que você tem semeado para ajudar as outras pessoas. Ainda quero ter o prazer de conhecê-lo pessoalmente, que Deus te abençoe sempre.

  5. Ótimo artigo. Valeu pela espera. Tinha lido o artigo anterior e estava esperando a parte prática. Parabéns.

  6. Nossa! Suas publicações são ótimas. Simplesmente amei este de agora. Muito sucesso para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Resolver : *
22 + 20 =