Camuflar e Personalizar Link de Afiliado

camuflar-e-personalizar-link-de-afiliado

Este artigo é destinado aos empreendedores online iniciantes que estão participando de algum programa de afiliados, com isso, promovendo seu(s) link(s) indicativo(s).

É de extrema importância camuflar e personalizar link de afiliado!

Sabe por quê?

Porque um sistema de camuflagem previne que os visitantes copiem apenas uma parte do link que você está promovendo, sem o seu código de afiliado, fazendo você perder a sua indicação/ recomendação, consequentemente você perderá a comissão se houver uma compra ou contratação por parte destes visitantes.

Eu não entendo o porquê desta atitude da maioria dos visitantes que simplesmente evitam clicar em links de afiliados, quando na verdade, isso não lhes trás nenhuma desvantagem, muito pelo contrário, pois o dinheiro da comissão é subtraído do produtor ou empresa e ajuda o afiliado que esta promovendo (nada mais justo)!

Mas infelizmente as coisas não funcionam como deveriam…
camuflar-e-personalizar-link-de-afiliado-para-nao-ficar-triste-depois

Então, é preciso camuflar e também personalizar os links!


A personalização aumenta as chances de cliques nestes links, pois links compridos e cheios de códigos estranhos também “assustam” os internautas, que poderão imaginar que os links conduzirão a algum site contendo vírus, etc.

Por exemplo, um link de afiliado do site Hotmart para um infoproduto chamado “100 Títulos de Emails Que Vendem” seria algo como:

go.hotmart.com/F5317122H?ap=b095

Observe o código de afiliado no final do link destacado em amarelo.

Este link no Hotmart é chamado de Hotlink e direciona para a página de vendas deste produto.

É o Hotlink que deve ser "camuflado" e "personalizado" usando por exemplo um "Encurtador de URL" ou plugins específicos para esta função, se o site do afiliado rodar no CMS WordPress.

Então, como Encurtador, Camuflador e Personalizador de Links, para quem não usa o WordPress, eu indicaria o site Bitly.

Para poder personalizar o link encurtado é necessário fazer um rápido cadastro no site (totalmente grátis).

Por exemplo, o link gerado pelo Bitly, do hotlink de afiliado acima ficaria:

bit.ly/2jp2zt1


Ficou um link curto e camuflou o Hotlink do Hotmart (com o código de afiliado junto), porém não fornece a menor pista ao visitante para onde o link redireciona ou do que se trata este link!

Fazendo um rápido cadastro no site Bitly torna possível personalizar uma pequena frase ao link final, por exemplo, se quisermos inserir a frase "100 titulos de emails que vendem", ficaria assim:

bit.ly/100-titulos-de-emails-que-vendem


Ficou um link “amigável” para o visitante que agora sabe do que se trata o link!

A vantagem do Bitly para quem se cadastrou no site é que além de poder personalizar os links, também poderá ver as estatísticas de cliques nos links, ou seja, quantas pessoas clicaram nestes links!

Agora, se o afiliado estiver usando o WordPress instalado em seu domínio, terá maior flexibilidade na criação dos seus links de afiliado através de plugins, ou seja, além de personalizá-los, contará com estatísticas de cliques e outros recursos (dependendo do plugin utilizado).

E tem mais… se um dia o site Bit.ly for encerrado (como já ocorreu com outros encurtadores), o afiliado não perderá seus links… é muito difícil acontecer isso com Bit.ly, mas não é impossível… eu acho melhor, sempre que possível, evitar depender do serviço grátis de terceiros quando se busca o profissionalismo!

No começo tudo bem, mas quando for possível (já com uma boa rentabilidade em seu projeto online), opte por soluções profisionais.

Seria como o caso do email empresarial… você nunca irá ver o email do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) das Casas Bahia como:

saccasasbahia@hotmail.com  (plataforma grátis terceirizada)

E sim, como:

falecom@sac.casasbahia.com.br  (plataforma em domínio próprio)!


Desculpe esta “fugidinha” do assunto, mas é que eu queria esclarecer melhor este ponto… Então, eu sugiro um ótimo plugin para plataformas WordPress que se chama Pretty Link.
 

camuflar-e-personalizar-link-de-afiliado-pretty-link

Se quiser, conheça as características deste plugin: Pretty Link.


Na versão grátis (free) ele supre as principais necessidades do gerenciamento de links camuflados.

O interessante deste plugin é que ele, além de computar quantos cliques determinado link camuflado recebeu, também mostra os IPs de origens desses cliques e os cliques únicos (cliques do mesmo visitante).

Veja como ficaria o mesmo link exemplo do Hotmart camuflado pelo Pretty Link e apresentado, por exemplo, pelo blog Oceano Virtual:

oceanovirtual.net/blog/ebook-100-titulos-de-emails-que-vendem


Além da credibilidade passada pelo domínio que apresenta o link, no exemplo, oceanovirtual.net, observe (destacado em amarelo) a pequena frase que é mais estética, intuitiva e esclarecedora para quem pensa clicar no link.

Não ficou melhor?

Por si só, isso já seria motivo suficiente para utilizar um sistema de camuflagem, mas tem outro motivo ainda: o fato de que se por alguma razão, o produto/infoproduto que você está promovendo como afiliado não for mais comercializado pelo produtor ou você optar por promover um produto/infoproduto similar (substituindo o atual), se você não usar um sistema de camuflagem centralizado, terá que deletar/editar manualmente todos os links contidos no seu site, blog, videos do Youtube, etc, tornando-se uma tarefa bastante árdua e passível de erros.

Então, se for trabalhar como afiliado é recomendável sempre "camuflar" e "personalizar" seus links de afiliado e no caso do seu site rodar em WordPress, utilize o Pretty Link ou outro plugin similar para obter estatísticas de cliques e centralizar o controle desses links.

Até o próximo artigo!

Rosano Angelo

PS: Se ainda não "curtiu" minha Fã Page Pessoal no Facebook, você pode fazer isso agora clicando >>>AQUI<<< (ficaria muito grato por este gesto).

 

Rosano Angelo

Rosano Angelo é Empreendedor Digital e Fundador do Blog Oceano Virtual, espaço onde compartilha informações que possam ser úteis para empreendedores na Internet, principalmente os iniciantes nesta área.

Website: https://oceanovirtual.net/blog/sobre-oceano-virtual/

12 Comentários

  1. Antigamente eu usava o Bitly, mas depois que eu descobri o Pretty Link eu só uso ele, mais pra frente quero adquirir a versão paga dele. Excelente artigo… pretendo fazer um vídeo sobre o assunto.

    • Grato pelo comentário Patrícia. Em breve vou escrever um novo artigo sobre este assunto, focando em Cloaking.

  2. show de bola o conteudo ajudou bastante parabens!

  3. Camuflador é uma das ferramentas mais importantes para o trabalho como afiliado.

    Existem uns mais fracos e outros bem robustos, com muitas funcionalidades adicionais.

    Parabéns pelo teu artigo.

  4. Nossa!!! Esse artigo é muito bom! Me ajudou muito. Grata Rosano. Bons negócios e sucesso.

  5. Olá Rosano,
    gostaria de saber porque meus plugins clamufladores de URLs às vezes não funcionam (O link configurado com o camuflador não carrega a página de destino), a tela fica branca! E olha que já testei quase todos eles.
    Se tiver a resposta eu agradeço,
    Abs!

    • Olá Airton. Provavelmente o sintoma (tela branca) é sinal de conflito entre o plugin camuflador em relação a algum outro plugin ou o tema que você esteja usando. Talves até por versão do WordPress incompatível, pois existem plugins que não estão atualizados para a nova versão do WordPress. Faça o seguinte: Desative todos os plugins e deixe ativo apenas o plugin camuflador. Se o problema persisitir indica que pode ser entre o plugin camuflador e o seu tema. Neste caso, para confirmar isso, troque o tema por algum padrão do próprio WordPress. Se mesmo assim continuar o problema, então é questão de versão incompatível do plugin camuflador com a versão do WordPress. Ocorrendo isso, sugiro que você atualize o plugin ou consiga outro que seja compatível.

      • Valeu Rosano,
        Vou tentar, obrigado pela ajuda e sucesso nas estratégias!

  6. Fabio Silva

    Obrigado pela informação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Resolver : *
21 + 27 =