Como escolher o Nome para um Negócio Online?

Nome para um Negócio Online
Uma das coisas mais importantes de um negócio, sem dúvida nenhuma, é o nome, e quando se trata da Internet, a escolha do nome para um negócio online, além de importante, influencia no tráfego orgânico que este empreendimento terá!

Inicialmente é necessário verificar a disponibilidade deste nome, quais são as buscas já existentes por ele, etc.

Este estudo prévio pode ajudar na escolha de um nome que combine com o tipo de negócio e faça com que as pessoas encontrem o seu negócio mais facilmente, então vou listar algumas dicas para ajudá-lo a escolher um nome para o seu negócio online, sem cometer alguns erros comuns.

No mundo digital, um nome não é somente um nome, ele deve refletir ao máximo o que o seu projeto oferece e preferencialmente utilizar palavras-chave para que os motores de busca possam identificá-lo melhor.

É comum ver na internet sites como “ganhardinheiroonline.com.br”, “limparnomesujo.com.br”, “emagrecerrapido.com.br”, que podem não ser nomes muito agradáveis para uma marca e não terem o mesmo propósito de uma marca com nome próprio como “Nike”, “Brastemp”, “Apple”, mas refletem exatamente do que se trata o negócio, e isso facilita um melhor posicionamento nos resultados dos motores de busca.

Para escolher palavras-chave relevantes antes de dar início ao seu projeto, é necessário ter em mente o que você espera que as pessoas procurem para “cair” no seu site.

Por exemplo, se o negócio online é um e-Commerce de artigos para pets, é preferível que se busque por nomes como “artigosparapets.com.br”, “petshoponline.com.br”, “tudoparapets.com.br”.

Nesses exemplos, o nome já está dizendo sobre o que é o negócio.

Isso não é uma regra, não há problema nenhum se o nome do seu negócio não trouxer a palavra-chave principal, existem outros meios de trabalhar isso com o seu conteúdo, porém, pode ser um caminho mais longo e que precisará de mais investimentos.

 

O que levar em conta na escolha do Nome para um Negócio Online?

 

• Procure segmentar seu negócio, se for um e-Commerce, defina bem o que será vendido, isso facilita para que as pessoas encontrem exatamente o que procuram. Como diz o ditado “Quem Tudo Quer, Tudo Perde”, então foque em algo.

• Pense em um nome que reflita o diferencial do seu negócio. Se o diferencial for “venda online de calçados a preço de custo”, tente encontrar um nome com palavras-chave contidas, como por exemplo: “calçadosapreçodecusto.com.br”.

• Antes de escolher o nome e registrar um domínio, faça uma pesquisa no Google Insights e no Keyword Planner do Google Adwords.

Estas ferramentas fornecem dados como a comparação das buscas de uma palavra-chave com outras semelhantes, volume de buscas do termo aberto ou fechado e os principais sites que utilizam as palavras-chave.

Após concluir estes passos, é hora de buscar o domínio, e a chance de alguém já possuí-lo sempre existirá (e é bem grande).

Procure por domínios “com.br” se o seu público estiver no Brasil.

Caso já exista um proprietário do seu domínio mas o site não existir, vale a pena buscar outro domínio semelhante e trabalhar rápido.

Caso já exista algo exatamente como você havia planejado, talvez seja melhor acrescentar um novo diferencial e trabalhar de forma diferente deste concorrente.

É muito comum no meio digital que alguém já tenha pensado na sua ideia antes, e muitas vezes, várias pessoas pensaram antes e executaram um projeto parecido.

Isso não é necessariamente algo ruim, na verdade o ajudará a segmentar mais e mais o seu negócio online, até ficar completamente lapidado e conciso.

Após ter em mãos o domínio oficial do seu negócio online, é recomendável a compra de outros domínios correlacionados, para que fiquem armazenados no seu servidor e mostrem aos motores de busca.

Por exemplo, para o domínio “calçadosapreçodecusto.com.br” é recomendável que se busque e registre também outros domínios como “comprarcalçadosbarato.com.br”, “tenispreçodecusto.com.br”, ou “outletcalçados.com.br”.

Essas variações não serão exibidas no endereço do seu site, servem apenas para refinar os resultados das buscas, fazendo com que o público encontre com mais facilidade.

 

AGORA, A GRANDE “SACADA” DE MESTRE…


Você poderá criar “Vários Domínios” com boas Palavras-Chave cujos objetivos seriam apenas o de gerar Redirecionamentos para o Domínio Principal, que no caso seria o site da loja virtual (destino final do visitante)!

Então, ainda seguindo o exemplo anterior, se alguém visualizar em uma busca do Google os seguintes resultados:
tenispreçodecusto.com.br  calçadosapreçodecusto.com.br  comprarcalçadosbarato.com.br ao clicar em qualquer um desses resultados, sempre haverá um redirecionamento para o site da loja cujo nome poderia ser (como exemplo): lojadajoana.com.br

Então, amigo(a) leitor(a), a escolha de um nome para o seu negócio online não é uma tarefa fácil, cada caso é um caso, mas seguindo algumas táticas de forma inteligente você poderá alcançar bons resultados, principalmente no quesito “Ser Encontrado” na vastidão da Internet…

Espero que estas dicas o ajudem a encontrar um bom nome para o seu negócio, capaz de ser facilmente identificado e “encontrado” pelos potenciais clientes, direta ou indiretamente!

Até o próximo artigo 😉

Rosano Angelo

Rosano Angelo

Rosano Angelo é empreendedor digital, engenheiro elétrico (PUCPR–Curitiba), entusiasta em criptomoedas e fundador do site/blog Oceano Virtual, espaço onde compartilha informações que possam ser úteis para novos empreendedores na Internet.

Website: https://oceanovirtual.net/blog/sobre-oceano-virtual/

6 Comentários

  1. Eduardo

    Ótimo. Grato por compartilhar seus conhecimentos.

  2. Julia

    Buenos consejos para los empresarios en ciernes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *