Como Montar uma Base de Dados Qualificada?

Montar uma Base de Dados Qualificada

Possuir um mailing qualificado é um diferencial muito relevante para um negócio online, que pode ser útil por um longo tempo, mas muitos empreendedores digitais se “enroscam” na hora de tomar decisões sobre como podem fazer bom uso do mailing que montaram.

Você pode começar desde já a montar uma base de dados qualificada usando sua ferramenta de e-mail marketing.

O que é mais importante antes de criar um formulário de assinatura de newsletter é o planejamento prévio, não precisa de muita coisa, mas tente prever quais serão as necessidades do seu negócio online durante o período de um ano, por exemplo.

Se o caso for um e-commerce de camisetas, pense no cliente que compra camisetas, no cliente que é ilustrador e quer ser colaborador, pense na loja que quer fazer parceria com a sua, no cliente que compra sempre, no que compra raramente, pense em todo tipo de visitante que o seu negócio pode ter.

Com isso você já pode imaginar como vai ser a comunicação da sua marca com cada tipo especifico de cliente, seja ele o melhor ou o pior cliente.

A partir dessas suposições é possível começar a montar formulários mais relevantes para cada tipo de visita, por exemplo, não se pode usar a mesma comunicação com um cliente que nunca consome seus produtos para um cliente assíduo que periodicamente compra algo em sua loja virtual.

O cliente que não é frequente pode não confiar tanto na sua marca, não estar disposto a ceder alguns dados ou ter alguma crítica que poderia ser relevante para a sua loja, então elabore um formulário especial para cada tipo de cliente.

Todas as boas ferramentas de e-mail marketing, possuem opções de segmentar listas, possibilitando que você crie formulários específicos para inserir em quaisquer áreas do seu site, e quando preenchidas ficarão separadas na plataforma da sua ferramenta de e-mail marketing.

Os principais dados relevantes para montar uma base de dados qualificada são:

         •        Nome
         •        E-mail
         •        Data de nascimento
         •        Escolaridade
         •        Faixa salarial
         •        Interesses (por produtos, conteúdos, etc)

Alguns itens podem ser difíceis de serem cedidos pelos visitantes, então não há necessidade de inserir todos, mas sim só aqueles que realmente importam para o seu negócio, deixando como obrigatório, apenas o e-mail e nome, ou apenas e-mail.

O excesso de solicitação de informações pode intimidar seus visitantes e com isso, sua base de dados “estagnar” (leia-se listas de e-mail’s)! 

Os itens listados acima, são alguns (dos principais) que podem ser úteis para qualquer negócio online, pois com esses dados, você pode oferecer produtos ou conteúdos que tem maior possibilidade de serem consumidos por clientes com determinados perfis. 

Uma ótima forma de obter dados de seus clientes é criando uma seção de login no seu site.

O cadastro completo pode ser recompensado por alguns benefícios exclusivos para clientes, como por exemplo, brindes grátis, bônus em compras, etc. (Use a imaginação para motivar o cadastro em seu site).

Uma seção de login, principalmente para um e-commerce é de extrema importância, podendo permitir que o usuário organize suas compras e finalize-as em outra hora, ou então que tenha uma forma de pagamento diferenciada.

Uma vantagem de se ter uma área de login, é a possibilidade de permitir que o usuário se cadastre com contas já existentes, como Facebook, Twitter ou Google Plus, isso agiliza o cadastro, sem tomar tempo e disponibiliza uma porção de dados relevantes de seus clientes, como nome, idade, sexo, interesses, amigos etc.

A construção deste tipo de login é um pouco mais exigente por envolver API’s dessas redes sociais e criação do seu próprio Appe o gerenciamento desses dados também pode ser um pouco mais complexo, mas é um investimento que compensa pela comodidade de seus clientes e a troca de mais informações.

O envio de informações para cada tipo de cliente que foi segmentado, fica a critério do gerente do negócio online, mas sempre coloque em primeiro lugar o bem-estar de seus clientes.

Para os iniciantes na área de e-mail marketing, eu recomendo a leitura deste artigo: 6 Formas Incorretas de Praticar E-Mail Marketing

Até o próximo artigo.

Rosano Angelo

Rosano Angelo é Empreendedor Digital, Entusiasta de Criptomoedas e Fundador do Blog Oceano Virtual, espaço onde compartilha informações que possam ser úteis para empreendedores na Internet, principalmente os iniciantes nesta área.

Website: https://oceanovirtual.net/blog/sobre-oceano-virtual/

2 Comentários

  1. Excellent, what a weblog it is! This web site presents valuable information to us, keep it up.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *