Não Consigo Vender ou Vendi Muito Pouco. O que Fazer?

Não Consigo Vender
Hoje vou abordar um tema comum entre todos os empreendedores online, principalmente os iniciantes, mas ocorre também em certo grau com os veteranos:

Por que não conseguem vender um determinado produto, mesmo ele sendo ótimo ou incrível?

Podem haver várias respostas para explicar isso, desde a baixa ou nenhuma credibilidade (do vendedor ou produto), falta de uma boa técnica de Copywriting, aspectos técnicos negativos (SEO do site ineficiente ou incorreto), etc.

Neste artigo vou apresentar uma pequena, mas interessante estratégia para ajudar a resolver isso:


Estreitar Relacionamentos!
 

Vou explicar melhor.

Imagine uma lista de e-mail's com 500 leads (muito comum com empreendedores iniciantes) e que o dono desta lista, após apresentar um produto por e-mail, conseguiu vender para apenas 1% destes 500, ou seja,  apenas cinco pessoas compraram o produto oferecido (no transcorrer de 30 dias).

Isso é péssimo… se o produto fosse vendido por exemplo a 97 reais, a venda de cinco deles no mês seria 485 reais.

Deduza destes 485 reais as despesas para manter o negócio funcionando, como por exemplo, o custo do AutoResponder, da publicidade realizada anteriormente, hospedagem do site, etc.

Não dá pra ficar rico desse jeito 🙂

Lógico, poderia haver mais compradores, mas devemos sempre manter os "pés no chão" e usar o cálculo do 1%, mesmo sendo um cálculo pessimista e ingrato (eu só uso este cálculo)!

Uma boa alternativa seria a utilização de técnicas de Copywriting, mas se houvesse também um relacionamento pessoal entre o empreendedor e a lista, provavelmente o número de leads compradores seria muito maior.

Mas já existe um relacionamento por e-mail realizado pelo meu AutoResponder… diria o empreendedor!

Ok! Me conte algo sobre a vida de pelo menos 10 pessoas desta sua lista…

Se "Não Sei" também for sua resposta, você está agindo como a maioria: não sabem quase nada de seus leads… alguns ainda sabem o nome porque no formulário de adesão foi pedido este dado.

Como contornar isso?

Isso poderia ser resolvido, de forma até satisfatória, através de email's, porém, existem outros canais em que o relacionamento poderia ser estreitado de forma mais eficiente que o próprio E-Mail Marketing.

Um dos melhores meios seriam os GRUPOS nas redes sociais, mas aplicando a pequena tática que explicarei daqui a pouco.

O Facebook e o Google Plus são os principais canais sociais que muitos empreendedores (iniciantes na maioria) não utilizam com todo seu potencial.

Por exemplo, criam um Grupo no Facebook, mas limitam-se apenas a postar de vez enquando e neste meio tempo, "enchem" de pessoas (pessoas que na maioria nem se interessam pelo assunto, mas são adicionadas)… relacionar-se diretamente com essas pessoas, pouquíssimos fazem… nem que fosse para ter desejado um Feliz Natal ou Próspero Ano Novo de forma mais pessoal e não de forma "Genérica" como ocorrem normalmente nos grupos.

A maioria dos empreendedores não conhecem a história de vida, já digo de 0,1% dos participantes do seu grupo, principalmente em grupos grandes.

Não sabem quase nada deles… apenas que estão lá, no grupo!

Impossível, meu grupo tem 5 Mil pessoas, diria o empreendedor!

Sim, são 5 Mil pessoas, então: tente estreitar o relacionamento com o máximo de pessoas que puder, usando o que eu chamo de Tática da Peneira (já explicarei sobre ela).

Se for com 1% desses 5 Mil então serão 50 pessoas das quais o vínculo deve tornar-se maior.

Isso agirá de forma extremamente positiva quando você oferecer algo no futuro!

Qual o critério que usarei na escolha dessas 50 pessoas para criar um vínculo maior? diria o empreendedor.

O critério seria Peneirar (escolher) os membros que mais curtem e comentam seus posts.


Leve em consideração também os que realmente contribuem de forma positiva, ajudando e interagindo com os outros membros.

Estes seriam os membros com os quais o empreendedor deverá aumentar o contato, escolhendo "a dedo" quais são merecedores de uma atenção especial, de brindes surpresas, bônus, participação em um outro grupo seu que é "secreto" e somente para VIP's, etc.

Não se preocupe com a quantidade e sim, com a qualidade dos membros!

Os "Membros Múmias" continuaram lá, sem problemas…

Obs: "Membros Múmias" são os membros que não curtem, não comentam, não contribuem, aliás, não fazem nada… estão no grupo só de "enfeite" esperando "sugar" alguma informação que lhes seja útil!

Também fazem muitos comentários e interações em outros grupos (que são maiores logicamente), menos no seu grupo (que é pequeno)…

Não fique chateado com isso… isso faz parte da natureza humana e pode ser explicado pelo neuromarketing, aliás, estou pensando escrever futuramente um artigo sobre esse comportamento e como explorar de forma positiva esta tendência natural do ser humano!

Isso existe no perfil pessoal também ("Amigos Múmias")… e são bem vindos para muitos usuários, afinal, demonstra boa popularidade para quem visita este perfil, mesmo boa parte desses amigos sendo "Fakes"!

Isso, na minha opinião pessoal é enganar a si próprio!

Mas gosto não se discute!


Obviamente existem muitas estratégias para vender ou aumentar as vendas… considere esta que apresentei aqui como uma que é pouco usada pela maioria dos empreendedores e que proporciona ótima receptividade (deste membro e promissor cliente) em transações futuras.

Para finalizar, o WhatsApp é outro canal excelente que deve ser muito considerado, aliás, o potencial desta pequena tática aplicado no WhatsApp seria incrível.

Esta é uma tática simples, mas de valor:
 

Estreitar Relacionamentos!
 

A propósito, se quiser participar do Grupo Oceano Virtual no Facebook (grupo recém criado e com pouquíssimos membros 😉 ) que tem os mesmos objetivos deste blog (informar e ajudar).

É só Clicar Aqui!

Um grande abraço e até o próximo artigo.

 

Rosano Angelo

Rosano Angelo é Empreendedor Digital e Fundador do Blog Oceano Virtual, espaço onde compartilha informações que possam ser úteis para empreendedores na Internet, principalmente os iniciantes nesta área.

Website: https://oceanovirtual.net/blog/sobre-oceano-virtual/

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Resolver : *
2 + 7 =