O que é CMS e quais as opções para o Seu Negócio Online ?

o que é cms

Estou certo de que você já tenha se deparado com a sigla CMS em algum lugar, mas você sabe o que é CMS e para que serve? 

A sigla CMS significa, no inglês Content Management System, traduzido para o português, quer dizer Sistema de Gerenciamento de Conteúdo.

Os CMS’s são plataformas que proporcionam ao usuário, uma forma metódica de gerenciamento de conteúdo. 

Existem diversas distinções de gêneros de CMS's, por exemplo, para Blogs, para Wikis, Fóruns, e-Commerces, etc.

Os CMS's oferecem uma maneira mais simples e universal de gerenciar conteúdos, poupando o idealizador do projeto de ter que desenvolver uma plataforma de "backend" (programação) por completa.

Então, se alguém lhe perguntar o que é CMS? você poderia responder da seguinte forma resumida: "É uma plataforma virtual de gerenciamento de conteúdos".

Existem projetos que não necessitam o uso de um CMS, por exemplo uma página institucional na Web, que não requer nenhuma atualização nem gerenciamento de conteúdo, então a opção mais prática e barata neste caso é a construção de uma página avulsa, ou até um sistema pouco complexo no qual seja possível a programação de um conteúdo vitalício (página estática).
 


WordPress 

Para quem busca desenvolver projetos online no qual o principal foco é o conteúdo, o CMS mais utilizado e recomendado é o WordPress.

Além de ser uma rede social (Wordpres.comque tem o objetivo de engajar vários blogs, também serve como base para desenvolver sites que necessitam da facilidade de gerenciamento do conteúdo, que pode ser feito até por uma pessoa sem experiência anterior, por ser muito intuitiva.

O WordPress, como CMS, é uma plataforma de código aberto, Open Source, escrito em PHP e utiliza banco de dados MySQL, isso quer dizer que é possível desenvolver vários tipos de sites (temas) e programações específicas (plugins) para WordPress.

Foi eleita a melhor plataforma CMS Open Source em 2009, tendo sido inaugurada em 2003 e possui milhões de usuários em todo o mundo.

Para quem quer fazer um negócio online com Blog, o WordPress é o melhor caminho, além de oferecer o famoso “WooCommerce”, que é um sistema de loja virtual que opera diretamente no Wordpress, ou seja, possibilita a criação de uma loja online dentro do seu blog WordPress.
 


Magento

O Magento é o CMS mais famoso e utilizado para desenvolvimento de lojas online.

O próprio termo “Magento” é mais procurado no Google do que o termo “e-Commerce”, segundo o Google Trends.

O Magento é gratuito, assim como o WordPress e possibilita a instalação de temas prontos, plugins, e otimização de SEO.

Grandes marcas utilizam a plataforma em suas lojas virtuais, que você pode conferir acessando a área de empresas que utilizam Magento no site deles.

 

Drupal

Um pouco mais antiga que o WordPress, o Drupal é uma de suas principais antecessoras.

Foi criada em 2000 e possui algumas características semelhantes as do WordPress.

Também é uma plataforma Open Source desenvolvida em PHP e base de dados MySQL.

O Drupal é recomendado para a criação tanto de blogs simples quanto plataformas mais robustas, pois é de fácil manutenção e possui painel intuitivo.

 

 Joomla

O Joomla foi desenvolvido com base no Mambo, um antigo CMS desenvolvido pela Miro, uma empresa de serviços Web,  que após uma separação, teve o projeto prejudicado, sendo então que desta separação originou-se o Joomla. 

Também Open Source, foi considerada a melhor plataforma CMS no ano de 2011 e é recomendado para vários tipos de aplicações, entre elas, blogs, e-commerces, revistas online, etc.

A manutenção é extremamente simples, sendo essa a principal proposta de sua criação, sendo possível criar sites eficientes de forma simples e com orçamentos baixos, tendo a possibilidade de instalar e gerenciar temas como no WordPress.

Para criar um negócio online de fácil administração, o uso de um CMS é altamente recomendado, quase obrigatório, principalmente se você espera contratar mais pessoas para trabalhar no seu projeto. 

A grande vantagem dos CMS’s é a possibilidade de serem facilmente dominados em pouco tempo de pratica, sem a necessidade de um curso específico.

De fato, todas essas ferramentas estão no mercado para facilitar todo o serviço, mesmo que pareçam complicadas no primeiro contato, tornam os projetos mais rápidos na elaboração, cabendo ao empreendedor decidir qual ferramenta atende melhor as necessidades de seu projeto.

Eu particularmente gosto e recomendo muito o WordPress, não através do Wordpress.com, e sim, baixando o software CMS em WordPress.org (que é o site de desenvolvimento do WordPress – neste link para o site WordPress-Brasil) e instalando em seu próprio servidor.

Até o próximo artigo 🙂

Rosano Angelo

Rosano Angelo é engenheiro elétrico, empreendedor digital, entusiasta de criptomoedas e fundador do blog Oceano Virtual, espaço onde compartilha informações que possam ser úteis para empreendedores na Internet, principalmente os iniciantes nesta área.

Website: https://oceanovirtual.net/blog/sobre-oceano-virtual/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *