O que é E-mail Marketing? Por que devo usar esta técnica?

e-mail-marketing

Se você é iniciante em negócios online, possivelmente já tenha ouvido falar sobre e-mail marketing e ainda não obteve o conhecimento específico do quanto eficaz tal atividade pode ser para o seu empreendimento digital.

O e-mail marketing é uma das primeiras técnicas de divulgação a serem praticadas desde que foram inventados os e-mail's, e incrivelmente até hoje é uma das melhores técnicas de conversão para qualquer negócio online que o utilize.

Você aplicando estratégias de e-mail marketing da forma correta em seu negócio, com certeza conseguirá clientes fidelizados, a médio e longo prazo!

Nem todos aplicam o e-mail marketing corretamente…

Se quiser, leia o artigo "6 Formas Incorretas de Praticar E-mail Marketing".

 

COMO ATUA O E-MAIL MARKETTING?

A atuação se dará da seguinte forma:

Você manterá um relacionamento através de e-mail com o seu público e potenciais clientes afim de que eles conheçam melhor o seu trabalho e com isso, a credibilidade seja fortalecida.

Devemos sempre lembrar que a credibilidade é o principal fator que leva um cliente a comprar ou contratar algum serviço!

Você compraria/contrataria um produto ou serviço de uma pessoa que não conheça e que o vendedor ou prestador do serviço não apresenta credibilidade?

Provavelmente Não!

Da mesma forma ocorre no mundo digital, sendo muito mais rígido em se tratando de compras, visto que muitas vezes você não tem nenhum contato com o vendedor.

 

COMO FUNCIONA O E-MAIL MARKETING NA PRÁTICA?

Então, para colocar em prática o e-mail marketing, você precisará de “Ferramentas Próprias” para isso, ou seja, um sistema para gerenciar os e-mail's.

Semana que vem você poderá ler o artigo: "3 Ótimos Sistemas de E-mail Marketing com Versões Grátis" que estou finalizando…

Mas antes, você precisa saber que a atividade de e-mail marketing é constituída de três partes básicas, que trabalhando juntas estabelecem esta estratégia:

  1. Captar os e-mail’s dos visitantes do site;
  2. Formar listas segmentadas com estes e-mail’s capturados;
  3. Manter contato com estas listas.
     


CAPTURAR OS E-MAIL'S DOS VISITANTES DO SITE

Você já deve ter observado que em praticamente todos os sites na Internet, existe um pequeno formulário para capturar o e-mail do visitante (geralmente um box na lateral).

Alguns blogs possuem mais de um desses formulários, ou seja, no cabeçalho ou nos próprios artigos do site.

Utilizam uma “isca digital” para conseguir o e-mail, ou seja, o visitante poderá baixar grátis algum brinde (geralmente um e-book), desde que envie o seu e-mail.

formulario-e-mail-marketing

Além de perfeitamente normal, esta prática motiva o visitante a enviar seu e-mail (desde que a isca digital seja interessante e tenha qualidade)!

 

FORMAR LISTAS SEGMENTADAS COM OS
E-MAIL'S CAPTURADOS

A medida que o site recebe os e-mail’s, os mesmos são transmitidos e guardados em um banco de dados do sistema de e-mail marketing utilizado, formando então uma lista de e-mail’s.

Sendo mais de uma lista, poderíamos dizer que são listas segmentadas, ou seja, cujos e-mail’s poderão estar divididos conforme o interesse do público.

Exemplos de listas segmentadas cujas capturas foram em um site fictício dirigido ao público feminino (neste exemplo o site utilizou 4 formulários de captura de e-mail's, cada um para um tipo de interesse):

Lista 1 –> e-mail de pessoas interessadas em moda;
Lista 2 –> e-mail de pessoas interessadas em emagrecer;
Lista 3 –> e-mail de pessoas interessadas em produtos naturais.
Lista 4 –> e-mail de pessoas interessadas em perfumes.

Uma vez formada as listas, conforme os interesses, basta "trabalhar" as mesma!
 


MANTER CONTATO COM ESTAS LISTAS

Sua lista de contatos é valiosa, trate-a com respeito e carinho, pois é um dos maiores bens que você pode ter para o seu negócio.

Uma lista de contatos significa que você terá uma relação de pessoas que possuem efetivo interesse no tipo de trabalho que você realiza.

Para tanto, realizar uma campanha de vendas para tal lista, poderá ser bastante eficaz, porém algo muito importante deve ser observado: nenhuma pessoa está interessada em só receber ofertas de vendas ou serviços!

Procure estabelecer um verdadeiro relacionamento de amizade com o seu público, mostrar que você não está interessado somente no dinheiro deles e sim, em solucionar problemas, inovar e acrescentar boas idéias!

Mantenha contato de forma que estas pessoas se sintam Vips, aliás, elas devem ser Vips para você…

Todos os sistemas para gerenciamento de e-mail marketing, possuem um magnífico recurso chamado "Autoresponder".

Use o máximo possível este recurso!

Até o próximo artigo!

Rosano Angelo

Rosano Angelo é engenheiro elétrico, empreendedor digital, entusiasta de criptomoedas e fundador do blog Oceano Virtual, espaço onde compartilha informações que possam ser úteis para empreendedores na Internet, principalmente os iniciantes nesta área.

Website: https://oceanovirtual.net/blog/sobre-oceano-virtual/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *