O que é Mautic? Conheça esta Magnífica Ferramenta Grátis para Email Marketing!

O que é Mautic?
Hoje vou apresentar o Mautic, uma magnífica plataforma grátis (Open Source) que tem tudo para revolucionar a maneira como os empreendedores utilizam o E-Mail Marketing atualmente!

Assim como o WordPress revolucionou a criação/administração de sites/blogs na internet mundial, eu acredito que não irá demorar muito para acontecer o mesmo com o Mautic, em relação à implantação/administração de E-Mail Marketing. 

O que é Mautic na Prática?


Eu poderia dizer que o Mautic seria um CMS dedicado ao CRM.

Então, seria um CMS que é um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (Content Management System) onde o conteúdo é o CRM (Customer Relationship Management) – Gestão de Relacionamento com o Cliente, focalizado no E-Mail Marketing.

Ou melhor dizendo, é uma ferramenta gratuita para o Marketing, assim como o WordPress é para o conteúdo…

Pareceu complicado?

Ok, vou explicar, comparando com o WordPress:

O WordPress é um CMS, ou seja, é uma plataforma grátis onde as pessoas criam e gerenciam seus sites ou blogs.

Existem duas maneiras de usar o WordPress, ou seja, o WordPress que agrega vários sites/blogs grátis em WordPress.com e o script WordPress que é um código Open Source (grátis) que poderá ser obtido em WordPress.org.

No WordPress.com você pode criar e gerenciar gratuitamente um site/blog lá no servidor deles, usando a hospedagem de sites deles.

No WordPress.org você faz o download do script WordPress e instala em sua própria hospedagem, usando o seu próprio domínio.

Diferenças entre .Com e .Org


A principal diferença é a “Liberdade de Ação”. No WordPress.com você fica limitado as regras deles e não tem toda a autonomia e flexibilidade que o Script WordPress proporciona quando instalado em sua própria hospedagem.

O WordPress instalado cujo Script é obtido em WordPress.org, abre um "leque" de personalizações e funcionalidades quase ilimitados, pois existem milhares de plugins que agregam estas características, a maioria grátis, sem contar o grande número de temas e desenvolvedores espalhados mundo afora…

No Mautic acontece a mesma coisa…

Existe o Mautic.com onde você poderá criar uma conta grátis e usar os servidores deles para operar o seu E-Mail Marketing ou fazer o download do Script Mautic em Mautic.org e instalar em seu próprio servidor e domínio.

Com certeza você terá mais “liberdade” em ter o Mautic instalado em sua própria hospedagem, pois assim como WordPress.org disponibiliza uma infinidade de plugins que aumentam as funcionalidades de qualquer site/blog, o Mautic terá também muitos plugins com as mesmas finalidades, futuramente é claro, pois o Mautic está no início… 

O que Faz o Mautic?


Você como empreendedor online com certeza usa algum sistema de E-Mail Marketing para interagir com seus clientes.

Provavelmente usa um serviço online para isso, como o AWeber, MailChimp, Get Response, ou algum outro.

Com o Mautic você não precisará mais usar estes serviços “caros” para gerenciar suas campanhas de E-Mail Marketing.

Você será “dono” do seu próprio AutoResponder!

O Mautic tem tudo o que você precisa para gerenciar seus clientes e muito mais… 

Como Funciona o Mautic?


O Mautic possui uma área administrativa onde você poderá gerenciar tudo que está relacionado com seus leads, criar campanhas inteligentes de envios de e-mail’s, gerar relatórios de atividades em tempo real, obter métricas de suas campanhas, criação de landing pages, formulários, integração com mídias sociais, etc.

Esta área é parecida com a área administrativa do WordPress!

Você poderá criar facilmente e-mail’s automáticos (autoresponders) baseados em ações que o cliente toma quando recebe um e-mail seu e muitas outras funções.

Uma das funcionalidades que eu achei mais impressionantes do Mautic, é a forma que ele proporciona para você programar ações futuras baseados no comportamento do cliente… basta arrastar e soltar as “caixas de ações” pré-definidas e interligá-las como um fluxograma lógico a ser seguido. 

Veja um exemplo de fluxograma de ações, ou “mapa mental” de ações que o autoresponder do sistema poderia seguir (dependendo da programação prévia que foi feita):

 

O que é Mautic - Fluxograma


Quais as Vantagens do Mautic?


São várias as vantagens do Mautic:
 

1) A Plataforma é sua;

2) Não há limites de contatos;

3) Não há limites de envio;

4) Os e-mail’s caem na caixa de entrada ;

5) Não há limites de campanhas;

6) Muitos recursos poderão ser ampliados no futuro;

7) Autonomia e Flexibilidade;

8) Facilidade de uso;

9) Liberdade de ação;

10) E a maior vantagem: “Economia”;


O Mautic tem tudo o que você precisa para gerenciar seus clientes e muito mais… 

Conclusão


O Mautic com certeza é uma fabulosa ferramenta que todo o empreendedor deveria implantar como plataforma de E-Mail Marketing.

Os atuais serviços que existem hoje para E-Mail Marketing são muito caros e imputam limites, conforme o plano contratado.

O Mautic por outro lado seria uma plataforma livre, somente sua!

Observe o comparativo abaixo:

AWeber: 19 dólares mensais – até 500 contatos

GetResponse: 15 dólares mensais – até 1000 contatos

MailChimp: 20 dólares mensais – até 1500 contatos (com autoresponder ativo)

Mautic: 6 dólares mensais (com servidor dedicado) – contatos ilimitados… 

Estou convicto que o Mautic tem tudo para revolucionar o Marketing online e dar um basta ao verdadeiro “assalto” que os serviços de autoresponder nos impõem e que por necessidade acabamos pagando!
 

Até o próximo artigo.
 

Rosano Angelo

Rosano Angelo é Empreendedor Digital e Fundador do Blog Oceano Virtual, espaço onde compartilha informações que possam ser úteis para empreendedores na Internet, principalmente os iniciantes nesta área.

Website: https://oceanovirtual.net/blog/sobre-oceano-virtual/

24 Comentários

  1. Esse serviço grátis da mautic.com com 5.000 leads e 1.000 envios de e-mails por dia é confiável? Pois, como estou começando, poderia usar esse serviço até a minha lista ter um bom tamanho e depois passar para uma VPS.

    • Olá Salomão. Sim, este serviço é plenamente confiável e seguro. É uma ótima ideia você usar este serviço até atingir o limite de 5.000 contatos e após, instalar o Script Mautic em um VPS (onde terás maior liberdade e sem restrições de quantidade de contatos ou envios de e-mail’s).

  2. Bruno

    Rosano, muito bom, cara. Parabéns. Passarei a acompanhar o seu ótimo blog. Uma dúvida:

    O Mautic.com na sua versão gratuita limita a 5000 contatos e 1000 disparos por dia. Mas quem faz esse delivery, isso é, esse disparo? O meu servidor ou o servidor do Mautic? Se ele usar o meu para fazer isso, posso usar um outro serviço, como o Sendgrid, por exemplo, para fazer o disparo?

    Uma outra dúvida que não tá relacionada com o post: eu vi que você usa o OneSignal. Eu também. Acho incrível. Mas fiquei frustrado com uma coisa: quando o usuário limpa dos dados de navegação, a inscrição já era. Você sabia disso? Se sim, tem alguma solução? Abração!

    • Olá Bruno, grato pelas palavras. O Mautic disponibiliza duas formas de uso, ou seja, você pode se cadastrar no site MAUTIC.COM onde o disparo de e-mail’s será efetuado pelo servidor deles ou você pode fazer o download do script em MAUTIC.ORG e instalar em sua hospedagem. Neste segundo caso, o disparo será realizado pelo servidor de sua hospedagem. Em relação ao OneSignal, não tem como contornar este problema (pelo menos por enquanto), pois o OneSignal usa Cookies que podem ser “apagados” pelo usuário. Aliás, acredito que todos os sistemas de Notificação Push dependem de Cookies, que são instalados quando o visitante faz a inscrição.

  3. Acabei de me cadastrar no .NET (mautic.net) e criei uma conta free pra conhecer. Vamos ver como funciona…

    Valeu, abçs

  4. Estou começando com o mautic.com e depois migrarei para o servidor dedicado que, pelo visto é de extrema necessidade pelo relato dos usuários. Talvez o Mautic melhore isto no decorrer do tempo.

  5. Silvia

    Agradeço esta dica 😉

  6. ola. eu de novo aqui. comecei a usar o sistema desde quando conheci ele aqui no teu blog no fim do ano passado, mas minha hospedagem é compratilhada da hostgator e estou tendo problemas quando envio mais de 800 email. dá trava e muitos não chega na caixa de entrada do remetente. o curso que voce indica resolveria de verdade estes problemas?

    • Com certeza! O curso ensina a configurar o Mautic de forma tão eficiente quanto o AWeber, Mailchimp, etc. Os e-mail’s sempre serão enviados, mesmo que sejam 100 mil, 200 mil, etc, sem travas e com alta taxa de entrega direto na Caixa de Entrada do Destinatário. O curso também ensina várias técnicas próprias do autor, que não são ensinadas em parte alguma.

      • Fernando

        Qual é curso que indica?

        • Em breve vou lançar um curso “super” acessível sobre o Mautic. Cadastre-se para receber as atualizações do blog, desta forma você será avisado quando o curso estiver disponível.

  7. Muito relevante esse artigo. Foi o que eu estava precisando para meu serviço de. Vou mudar agora mesmo.

    • Agradeço o comentário. O meu objetivo é informar os leitores com informações que trazem benefícios em seus negócios.

  8. Spectre

    comprei o curso e ja coloquei o matic pra funcionar. é muito completo mesmo. gastei tanto com o aweber e agora tenho coisa melhor e mais em conta. só tenho a te agradecer por este seu artigo.

    • Agradeço seu comentário e fico feliz em saber que você está sendo beneficiado.

  9. Danilo

    Qual a diferença entre o mautic e o autoresponder gratis que esta no banner publicitario da lateral direita do teu site? qual o melhor?

    • Ambos são ótimos. As principais diferenças é que o Mautic estaria “rodando” em sua própria hospedagem (sem limitações impostas pelos serviços de autoresponder pagos) e possui recursos extraordinários para organizar e administrar campanhas e leads, superando até este momento neste quesito, todos os autoresponder que conheço. Porém, eu aconselho o Autoresponder Grátis para todos os iniciantes (que não podem gastar no momento 6 dólares mensais com um sistema Mautic pleno) e futuramente migrarem para o Mautic.

  10. Jack

    É o que sempre digo: conhecimento é a chave pra tudo. quem não conhece esta ferramenta continua gastando horrores com os serviços pagos. parabéns pelo post que será útil pra muita gente.

    • Grato pelo comentário. Estou convicto que o Mautic será de grande valia para todos os empreendedores online. O curso que recomendo no final do artigo é com certeza o passo certo e rápido para utilizar esta ferramenta em toda a sua plenitude!

  11. ola ótimo post parabens pela explicação mais sera que poderia me ajudar?
    eu tenho o Mautic instalado em um vps na Digital Ocean porem ja tenho minhas campanhas criadas etc mais se inscreve nas minhas paginas de captura são redirecionado para a pagina de obrigado e tudo mais não recebem nenhum e-mail nem na caixa de span porem no mautic e no meu provedor de smtp consta que o e-mail foi enviado sera que poderia me ajudar com essa duvida desde ja grato. Jocelio

    • Olá Jocelito, Entre em contato com o seu provedor de SMTP, pois quem realiza o envio efetivamente é o provedor. O Mautic é responsável pelo gerenciamento, organização dos leads e campanhas, e no seu caso, os envios são “terceirizados” para o seu provedor executar.

    • Grato pelo comentário. O Mautic é uma plataforma completa e inovadora. Assim como o WordPress é sinônimo de blogs, eu acredito que em futuro não muito distante, o Mautic será sinônimo de E-mail Marketing…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Resolver : *
8 + 3 =