O que é SEO e qual sua utilidade ?

o que é seo

O que é SEO exatamente? Bom, este artigo além de explicar resumidamente este método, tem o objetivo de levantar alguns pontos sobre o que é SEO e dar algumas dicas fáceis de serem aplicadas em seu site ou blog, visando com isso melhorar o desempenho do tráfego (aumentar as visitas).

SEO (Search Engine Optimization), em português, Otimização para Motores de Busca. Basicamente, tudo o que gira em torno do tráfego de um site está relacionado com SEO.

SEO é como se fosse a "inteligência" de um site, encarregado de comunicar aos motores de busca (Google, Bing, Ask, etc) sobre do que se trata um site, dessa forma, melhorando o posicionamento dele nas buscas sobre determinado assunto.

Simplesmente tudo que está contido em um site tem relevância em termos de SEO, por serem muitas variáveis, a tarefa e a compreensão se tornam um pouco complexas, porém o mínimo de noção sobre algumas técnicas de SEO podem fazer uma diferença absurda em qualquer tipo de site ou blog.

A utilização de técnicas de SEO em um site chama-se "otimização".

Algumas das técnicas mais conhecidas para se obter estas otimizações, são:

 

Link building

No português, a grosso modo seria "Construção de links" e é referente a quantidade de links que estão espalhados na internet direcionando para o domínio do seu site.

Os motores de busca, entendem os links como recomendações, quantos mais links estiverem em outros sites (sites de boa reputação), mais confiável é o seu site. 

Um bom início para isso é fazer parcerias, com trocas de links "Limpas", pois a utilização de técnicas maliciosas podem colocar o seu site na "blacklist" do Google, por oferecer riscos aos utilizadores do buscador.

O mesmo vale para links internos. É importante que seu site tenha dentro dos artigos, links para outros artigos relacionados, isso é válido para os motores de busca também, pois entendem melhor sobre do que se trata o artigo que está linkado.

Um exemplo, e que também vale a leitura, é este artigo sobre CMS que publiquei recentemente "O que é CMS e Quais as Opções para o Seu Negócio Online?".

Alguns CMS's, podem oferecer uma plataforma mais adequada para SEO.

WordPress, por exemplo, é a plataforma mais utilizada entre fornecedores de conteúdo, por meio dela é possível obter ferramentas que melhoram a leitura do seu site, diante da "inteligência" dos motores de busca.

 

Keywords

Ao decorrer sobre um tema em um artigo, é importante manter a concisão. Se estamos falando sobre SEO, não podemos começar a falar de repente sobre outro assunto dentro deste mesmo artigo, isso tende a confundir a forma como os motores de busca lerão seu artigo.

Neste artigo, nossa palavra-chave é o que é SEO, e é importante que esta sentença esteja presente no artigo várias vezes, sem que seja repetitiva, pois se a quantidade de palavras-chave for muito alta em relação a quantidade de palavras totais, o resultado também não é bom.

A palavra-chave, o que é SEO deve estar contida, no mínimo, no título, no conteúdo do artigo, no nome da imagem relacionada ao título (exemplo: o-que-e-seo.jpg), na descrição (meta descrição) do seu artigo (dependendo das opções que seu site oferece).
 

 
Programação e Webdesign

Este é um ponto comumente esquecido em termos de SEO, porém faz toda a diferença. Os motores de busca dão toda preferência para sites com códigos limpos, que por consequência, são mais rápidos e oferecem uma melhor leitura, tornando a experiência do usuário superior, isso envolve o design também, pois quanto mais conciso ele for, melhor será a programação e melhor serão os resultados. 

Antes de contratar um profissional para criar um layout, pense nisso, no final das contas faz muita diferença nos resultados do site. Um bom webdesigner deve ter noções avançadas de SEO, para que desenvolva um design que possa ser programado de forma leve e limpa.
 

 
Verificações

O Google oferece uma série de ferramentas para Webmasters, sendo importante que sejam usadas.

Webmaster Tools permite que o Google verifique a autenticidade do seu site. Após feito o seu cadastro e pedido de verificação, um arquivo é enviado para o proprietário do site, para que seja inserido no site (diretório raíz do servidor), comprovando e atrelando o site a sua conta Google. 

Este processo é simples e o Google fornece todas as instruções. Se mesmo assim houver dificuldades, existem plugins para WordPress que podem fazer este processo. 

Outra forma simples de comprovar a autenticidade de seu site para o Google, é usar um Badge do G+, para que seus visitantes possam fazer "recomendações" do seu site por meio do Google Plus. Além disso, nunca deixe de lado a caixa de "+1" da sua página no Google Plus.
 

 
Rich Snippets

Você já deve ter feito alguma busca no Google e viu que ao lado do resultado apareceu a foto de um perfil do Google Plus, ou então algumas estrelas de avaliações sobre algum produto ou até fotos ao lado do artigo. Isso é o famoso Rich Snippet. 

Os Snippets, são as breves descrições que você dá a um artigo, com o tempo, esta técnica foi aprimorada pela equipe do Google, tornando cada vez mais atrativos os resultados de uma busca, atualmente com o nome de Rich Snippets.

O ideal é que se contrate um profissional para fazer as configurações de uma ferramenta que gere Rich Snippets, pois a má configuração ao invés de ajudar, pode até atrapalhar a leitura do seu site nos motores de busca, por poder parecer apelativo demais.
 

 
Lendas 

Meta tags ineridas no meio do código ou exagero de keywords (palavras chave) hoje em dia não funcionam mais. Durante muito tempo foi possível "enganar" os motores de busca e com isso muitos sites fizeram milhões em cima de mentiras e de um tráfego não qualificado, colocando Tags que poderiam ser muito procuradas mas o conteúdo real era completamente diferente. 

Por esses motivos, o Google aperfeiçoou seus métodos de leitura e praticamente não lê mais essas Meta tags, mas sim o conteúdo inteiro de um site. 

Portanto, sempre dê preferência a um conteúdo de qualidade (leia este artigo) ao invés de um conteúdo que pareça bom apenas.

Quanto mais tempo um leitor passar na sua página, mais o Google entenderá que seu site oferece tudo aquilo que promete, e assim, com o tempo, a preferência por determinados conteúdos será dada ao seu site.

 

HTTP e SSL

Recentemente o Google anunciou que todos os sites que utilizam o protocolo HTTPS terão um melhor posicionamento nas buscas.

O motivo principal é a segurança do usuário.

O HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure) ou em português "Protocolo de Transferencia de Hipertexto Seguro" é um sistema usado para proteger sites de ameaças e ataques de Hackers.

Os sites que utilizam o protocolo HTTPS possuem um pequeno "cadeado fechado" que aparece no navegador, antes do endereço, mostrando que o site é seguro e que utiliza criptografia na transmissão e recepção de dados.

Este protocolo de segurança utiliza o que se chama de Certificado SSL, que é um padrão internacional largamente utilizado para a troca de informações sigilosas ou confidencias na Internet e assegura que os dados em tráfego não sejam capturados ou alterados.

Esta forma de pontuação através do HTTPS se dará gradativamente pelo Google, porém eu aconselho você a adquirir um Certificado SSL para seu site, seja a curto ou médio prazo!

Em um site com SSL habilitado, visualmente não muda nada, mas nos "bastidores" existe toda uma "engenharia" visando a proteção e autenticação dos dados em tráfego e da própria página.

Então, espero que estas informações ajudem de alguma forma você melhorar o "rankeamento" do seu site nos mecanismos de buscas!

Até o próximo artigo!

Rosano Angelo

Rosano Angelo

Rosano Angelo é engenheiro elétrico, empreendedor digital, entusiasta de criptomoedas e fundador do blog Oceano Virtual, espaço onde compartilha informações que possam ser úteis para empreendedores na Internet, principalmente os iniciantes nesta área.

Website: https://oceanovirtual.net/blog/sobre-oceano-virtual/

5 Comentários

  1. Pingback: Seo ou Links Patrocinados - Qual o melhor para seu negócio?

  2. Poxa! Muito bom o artigo… eu tbm tô trabalhando com SEO e um amigo meu recomendou, assim como vc, o plugin Rich Snippets. Porém, em um dos meus blogs deu conflito e as estrelinhas não aparecem na busca no Google, mesmo eu estando na primeira página pra uma keyword específica!

    • Grato pelo comentário. Em relação ao Rich Snippets, poderá ser um conflito com o tema ou algum plugin!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *