Pirâmide e Marketing Multinível – Você Sabe a Diferença?

Pirâmide e Marketing Multinível
Pirâmide e Marketing Multinível para a maioria das pessoas significam a mesma coisa…

De fato é muito fácil confundir as duas coisas, pois ambas possuem o mesmo modo de operação, porém, a diferença esta na forma como é sustentado o sistema. 

O Marketing Multinível ou Marketing de Rede, trata-se de um modelo de negócio totalmente legal, em que o integrante da rede pode ter ganhos tanto em razão da venda de produtos ou serviços, como através do recrutamento de outros vendedores (afiliados).

Estes novos vendedores recrutados (afiliados) por sua vêz recrutarão novos vendedores, recebendo comissões pelas vendas desses, assim como o primeiro que recrutou receberá e assim por diante, até o nível máximo estabelecido no sistema.

O que mantém todo o sistema funcionando é o produto / serviço comprado ou contratado por pessoas dentro e principalmente fora do sistema.

É um sistema amplamente usado nos EUA e praticamente em todos os países do mundo, já no Brasil é pouco explorado, principalmente pelo preconceito e por que não dizer, "medo de prejuízos" que foi e continua sendo gerado pelas pirâmides!

A Pirâmide opera da mesma forma, mas a grande diferença está no fato de que a sustentabilidade de todo o sistema está baseado no recrutamento de novos afiliados, que pagam alguma taxa para participar do esquema, ou seja, se não houver novos recrutamentos, com o tempo todo o sistema entrará em colapso.

Normalmente os últimos afiliados ficarão no prejuízo e o lucro é de quem está no topo ou nos primeiros níveis da pirâmide!

Outra característica das pirâmides é o fato de que a maioria não possui um produto ou serviço definido e como dito anteriormente, o que sustenta a mesma são as taxas cobradas pelas novas adesões ao sistema.

Óbviamente existem as pirâmides que possuem produtos ou serviços definidos, mas como "fachada", não sendo o "foco" principal da atividade…

São estas pirâmides que confundem a maioria das pessoas que acreditam ser Marketing Multinível legítimo e depois descobrem que não…

Como consequência, sofrem prejuízos e decepções, ficando "traumatizadas" com este tipo de sistema e a partir disso, generalizam de forma negativa qualquer tipo de Marketing Multinível (MMN) que encontram pela frente, mesmo sendo legítimo e sério.

 

Marketing Multinível e Pirâmide


PIRÂMIDE E MARKETING MULTINÍVEL – PRINCIPAIS DIFERENÇAS


PIRÂMIDE:

1) A sustentação do sistema depende da captação de recursos (taxas) para o funcionamento;

2) Depende da adesão de novos associados (afiliados);

3) Podem ou não possuir um produto / serviço ("de fachada");

4) O número de consumidores dos produtos ou serviços é sempre menor que o número de revendedores;

5) Paga-se altos percentuais de comissão aos afiliados.

6) Pirâmide é crime previsto em lei pela legislação brasileira, sendo sua prática configurada como crime contra a economia popular.

A lei n° 1.521, de 26 de dezembro de 1951, estabelece pena de 6 meses a 2 anos de prisão, além de multa para o crime de “obter ou tentar obter ganhos ilícitos em detrimento do povo ou de número indeterminado de pessoas mediante especulações ou processos fraudulentos (‘bola de neve’, ‘cadeias’, ‘pichardismo’ e quaisquer outros equivalentes)”.


MARKETING MULTINÍVEL (MMN):

1) A sustentação do sistema não depende da captação de recursos (taxas) para o funcionamento e sim, da venda ou contratação de produtos / serviços direcionados principalmente aos consumidores externos do sistema, ou seja, que não fazem parte da rede;

2) Não depende da adesão de novos associados (afiliados);

3) Sempre possui um produto ou serviço;

4) O número de consumidores dos produtos ou serviços é sempre maior que o número de revendedores;

5) Os percentuais de comissão não são altos (até +/- 15% dependendo do nível).

6) É uma atividade legal, inclusive com o Projeto de Lei n. 6667/2013, tramitando na Câmara dos Deputados que visa sua regulamentação.

Por ainda não estar regulamentada, atualmente quem "observa" as atividades do MMN no Brasil é a Associação Brasileira de Empresas e Vendas Diretas (ABEVD).

 

Então amigo(a) leitor(a), existem muitos esquemas fraudulentos na Internet e é muito fácil "cair" em alguns deles… desconfie sempre de todo e qualquer negócio que preconiza "Ficar Rico da Noite para o Dia" ou esquemas de "Altos Ganhos Rapidamente"!

Na Internet é possível sim, alcançar uma excelente estabilidade financeira, mas com muito trabalho, conhecimento adquirido, tempo e dedicação.

Eventualmente pode-se até ficar "Rico" (dependendo do que você define como riqueza), mas não seria da "Noite para o Dia" ou "Fique Rico em Apenas Uma Semana"!

Eu particularmente não conheço… se você conhecer, por favor, me avise 😉

Rosano Angelo

Rosano Angelo é empreendedor digital, entusiasta de criptomoedas e fundador do blog Oceano Virtual, espaço onde compartilha informações que possam ser úteis para empreendedores na Internet, principalmente os iniciantes nesta área.

Website: https://oceanovirtual.net/blog/sobre-oceano-virtual/

6 Comentários

    • Sim, com certeza vale a pena, desde que a empresa filiadora seja honesta, séria e não pratique pirâmide!

    • Sim, desde que a empresa seja séria, honesta e não seja caracterizada como pirâmide.

  1. Helena Sabin

    Fui vítima de uma pirâmide chamada CSN Ciao Social Network. Em 2012 desembolsei a quantia de 6.000 Reais, acreditando que a empresa era MMN séria e que seus produtos eram capazes de competir no mercado. Enfim, paguei por algo que não obtive retorno algum. Paguei para poder vender o produto de uma empresa que não disponibilizou produto algum. E o pior, não me devolveram o dinheiro que investi. Estou com processo na justiça, mas aqui no Brasil a justiça é lenta e demorada. QUERO O MEU DINHEIRO DE VOLTA SEUS PILANTRAS!!!  Pura palhaçada 🙁

    • Amiga Helena, infelizmente existe muita desonestidade na Internet. São estes tipos de golpes que acabam prejudicando o verdadeiro MMN e muitas vezes, até marginalizando esta atividade! Muitas pessoas tiveram prejuízos com a CSN Network.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *